Beleza Americana
Num rico bairro nos subúrbios da América, acompanhamos o dia-a-dia de duas famílias aí residentes. O destaque vai para Lester Burnham (Kevin Spacey), um homem como outro qualquer que atravessa um grave crise de meia-idade.
"Beleza Americana" nunca me suscitou muita curiosidade. Não sei bem porquê, talvez porque esperava uma espécie de drama "à Oliver Stone", aborrecido e deprimente (a minha apreciação de "Revolutionary Road", também de Sam Mendes).
No entanto, lá decidi dar uma oportunidade a Mendes e companhia. E o resultado foi mais do que fabuloso, foi surpreendente a todos os níveis.
Antes de mais, "Beleza Americana" capta de imediato o interesse do espectador. A narração brilhante de Kevin Spacey faz prever imediatamente uma abordagem irónica e quase cómica (que apesar de não constituir toda a fita, é parte integrante principalmente na primeira fase), que fascina e repulsa ao mesmo tempo, apesar de nunca perder o interesse.
Passada esta sensação inicial, é então que Sam Mendes realmente deita mãos à obra e conduz um drama poderosíssimo, discreto, realista e (o mais importante) nada lamechas.
Assim, "Beleza Americana" torna-se uma experiência ímpar do ponto de vista emocional.
Tecnicamente, a fita é também irrepreensível. No entanto, penso que o factor mais invejável será a brilhante fotografia que arquitecta algumas dos melhores momentos cinematográficos que já vi. Também a banda-sonora pontua de forma magnífica, tornando inclusive o tema do genérico inicial quase lendário.
O elenco está também muito bem. Ainda assim, é a recriação brilhante de Kevin Spacey como Lester Burnham que merece os maiores elogios, e onde Spacey mostra aqui realmente do que é capaz, inclusive "engolindo" o seu Verbal Kint de "Os Suspeitos do Costume".
O restante elenco está também formidável, sendo que Chris Cooper também merece uma referência.
Podia concluir dizendo que "Beleza Americana" é um grande filme, tal como muitos grandes filmes que já vi. Mas "Beleza Americana" é sobretudo uma experiência soberba e inesquecivel, que transcende o simples conceito de cinema, como muito poucas que já vi.
Etiquetas
Críticas
(317)
Informação
(134)
Iniciativas
(63)
Bom
(51)
2009
(38)
2004
(27)
2007
(26)
Mediano
(26)
Dispensável
(20)
Quando uma Cena vale por um Filme
(18)
Fraco
(15)
Muito Bom
(9)
Ridley Scott
(9)
Steven Spielberg
(9)
Quentin Tarantino
(6)
Disney Renaiscence
(5)
Excelente
(5)
Horrível
(5)
Muito Fraco
(4)
Pixar
(3)
Versões Alternativas
(3)
3 Eloquentes Intervenções Escritas:
É claramente a melhor obra de Sam Mendes e uma das melhores alguma vez feita...
Abraço
http://nekascw.blogspot.com/
Concordo plenamente com este comentário, é a melhor obra de Sam Mendes e uma das minhas favoritas de sempre com a melhor performande da carreira do Kevin Spacey, a meu ver.
Abraço
P.S. Continua com o excelente trabalho que tens feito aqui no blog. Parabens!
ohomemdaspipocas.blogspot.com
Bruno,
Subscrição total :D
Alex,
Muito bem vindo e muito obrigado pelas palavras.
É a melhor performance de Spacey sim, e provavelmente a melhor de Mendes.
Abraços
Enviar um comentário
O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.