O Senhor dos Anéis:A Irmandade do Anel


Em tempos,o senhor do mal Sauron,tentou dominar toda a terra-média com o seu anel do poder,mas foi derrotado e o anel esquecido.Passados milhares de anos,foi encontrado e entregue a um "hobbit",Frodo(Elijah Wood) que,juntamente com a Irmandade do Anel,tem de ultrapassar as dificuldades da Terra-Média para destruir o anel,antes que este regresse a Sauron.

Admitamos,estamos perante o grande épico do séc XXI.A trilogia toda aliás,ficará para a história.Mas vou tentar cingir-me apenas ao primeiro filme,começando pelos aspectos mais técnicos,onde tudo funciona na perfeição.Desde a excelente fotografia,até ao guarda-roupa,passando pela fantástica banda-sonora(que atinge o climáx com Enya) e pelos impressionantes efeitos especiais até ao homem:falo do senhor Peter Jackson que conseguiu aqui,o trabalho de uma vida, e que deveria ter sido logo premiado quer pelo fabuloso argumento ou pela incomparável realização.

Também o elenco é impressionante.Quase todos estão fantásticos,por isso vou destacar apenas alguns:o excelente Viggo Mortensen,que se serviu desta trilogia para ganhar maturidade,o sempre subvalorizado Sean Bean,que é na minha opinião, um actor com muito talento e que ainda irá um dia ser mesmo descoberto e,claro,do fabuloso(os adjectivos começam a faltar) Ian McKellen,justamente nomeado para o Oscar de Melhor Actor Secundário apesar de injustamente perdedor nessa mesma categoria.

Apenas uma nuvem paira no horizonte:o personagem Frodo é,na minha opinião um defeito incrível no filme(pelo amor de Deus,pedia-se um herói com garra e não um mariquinhas que passa a vida a choramingar),e é também pessimamente mal interpretado por Wood.Resta saber se o defeito é o personagem ou o actor...

Finalmente,gostaria apenas de destacar duas cenas do filme que me ficaram na memória:(SPOILER)A introdução inicial do filme,que elucida o menos perspicaz e onde a narração de Cate Blanchett enfeitiça qualquer um e a cena da morte de "Boromir"(Sean Bean) que é incrivelmente simples(quando comparada com as batalhas de "O Senhor dos Anéis:O Regresso do Rei") e tão,mas tão tocante.Penso mesmo que é uma das melhores,senão a melhor cena individual de toda a trilogia.(FIM DE SPOILER)

No geral,este é um filme quase perfeito em quase todos os níveis,um épico intemporal que ficará na história ao lado de filmes como "O Padrinho".

P.S-Recomendo a visualização da versão alargada da trilogia,disponível na Fnac que é muito enriquecedora.

Nota-4.5*

O Melhor:Praticamente tudo.

O Pior:"Frodo" e Elijah Wood.

2 Eloquentes Intervenções Escritas:

Unknown disse...

Tenho a trilogia, versão alargada mas ainda não meti mãos à obra. São muitas horas mesmo. tenho que guardar um tempo especial para isso.

Abraço

Rui Francisco Pereira disse...

tens de a ver
vale mesmo a pena
abraço!

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails