Visto agora com a devida distância temporal, "Operação Swordfish" não só proporciona uma elevadíssima dose de entretenimento e adrenalina, como também tem todas as componentes para mais um delicioso guilty pleasure.
É certo que o seu argumento revisita vários clichés, dando-se ainda ao luxo de ser mais complexo do que deveria. Tem buracos, personagens mal trabalhadas e unidimensionanis e é ainda polvilhado com um twist morno e previsível.
No entanto, "Operação Swordfish" sai claramente a ganhar nas sequências de acção delirantes, bem como no fantástico elenco, com John Travolta a encabeçá-lo e a fazer aquilo que faz melhor: vilões estilosos e de discurso eloquente.
Prova disso é aquela que ficará como uma das melhores introduções da (pelo menos) última década. Fabuloso trabalho de John Travolta, a ter direito a um monólogo maravilhoso e repleto de substância, devidamente acompanhado por uma explosão de fazer frente a muitas das de "Matrix" (crítica aqui).
A realização de Dominic Sena é elegante, realçando o estilo em tudo -desde as roupas, passando pelos acessórios e penteados (o de Travolta é... diferente) até à cintilante fotografia.
A banda-sonora também pontua.
A banda-sonora também pontua.
E assim, "Operação Swordfish" é uma delícia e um genuíno guilty pleasure. Um dos maiores. E como tal...
5 Eloquentes Intervenções Escritas:
eu assino por baixo... apesar de tudo é um grande filme, grande introdução e enorme Travolta!
practicamente só gostei da explosão em slow-mo ;-) o resto não me ficou na memória ;-)
João,
Já esperava essa reacção. E ainda bem ;)
David,
Não estará na hora de uma revisão ? ;)
Olha que aquele monólogo inicial é fabuloso.
Abraços
Também é um dos meus guilty pleasures favoritos, revejo-o sempre com o mesmo e enorme prazer!
Sam,
Estou bem ciente dessa tua opinião, que partilho como bem sabes ;)
Enviar um comentário
O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.