A Cidade


A primeira e aclamada experiência atrás das câmaras de Ben Affleck, "Vista Pela Última Vez...", escapou-me. Ainda assim, trazia deste "A Cidade" as melhores referências, que apenas se equiparam à correspondente desilusão.
Afinal de contas, o que parece ver (nem) toda a gente de tão bom em "A Cidade"?

Qualidades, apenas vejo duas. As cenas de acção, que para além de bem filmadas, são sobretudo portadoras de uma sonoplastia arrepiante, e a grande e desconcertante interpretação de Jeremy Renner, que rouba todas as cenas em que entra e parece gritar por uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário.

E é isto, "A Cidade".
O argumento, repleto de clichés e incoerências, apresenta-nos diálogos verdadeiramente primitivos e situações pouco credíveis.
A realização de Affleck é anedótica. Flashbacks inseridos "porque sim" e que nada ajudam à compreensão da história (que, por falar nisso, se enrola e complica tanto na última meia hora...), momentos de humor despropositados e uma ou outra cena simples e inexplivavelmente mal construída (a morte d'O Florista é grotesca e provoca gargalhadas involuntárias).
Affleck nunca foi grande actor, Rebecca Hall é esquecida a meio do filme e o restante elenco mantém-se na sombra.

Mas afinal, o que tem de tão bom este "A Cidade"?


"-I need your help. I can't tell you what it is, you can never ask me about it later, and we're gonna hurt some people.
-Whose car we takin'?"

9 Eloquentes Intervenções Escritas:

miguelpinto disse...

A tão esperada crítica...
Fico triste.. pois praticamente todas as tuas pontuaçoes e opinioes relativamente a um filme coincidem com as minhas... E tinha expectativas muito grandes para A Cidade...
Mas tens a certeza que só vale 2 estrelas..
Nem mais 1 * pela fotografia e banda sonora (que ouvi dizer que eram muito boas)...
Ouvi também dizer que o modo de que como Affleck usa Boston como o cenário principal, e como filma Boston é espectacular...

Mas pronto!.. Crítica bem escrita, como sempre... E gostos são gostos...

Abraço

Miguel Pinto

David Martins disse...

Desde que vi o trailer que não me inspirou nada, acho que vou passar longe, sempre embirrei com o Affleck :-)

Jorge Rodrigues disse...

Fiquei mesmo surpreendido com o teu post de há dias em que classificaste este como um dos candidatos a pior do ano - ainda por cima horas antes de o ver, o que me baixou imenso as expectativas - mas depois de ver o filme... não concordo.

Não é um grande filme, mas dos piores do ano? Não, de todo. Talvez estejas na minoria ao afirmar isso, até, porque o filme tem sido elogiado em todos os quadrantes (e com isto não estou a criticar a tua nota, porque acho bem não estarmos todos de acordo).

Não sei se leste a minha crítica, mas é de longe mais simpática que a tua, parece-me :)

E lamento não teres gostado mais do filme, porque parece que tinhas depositado grandes expectativas nele...


E quanto ao resto do pessoal que comentou e há-de comentar... EU ACONSELHO A VER O FILME. A nota do IMDb dele também aconselha. E vários outros cinéfilos e críticos aconselham. Vão ver. E só depois podem opinar.

E CINE31, Ben Affleck não é um grande actor, mas aqui ele até vende a personagem bastante bem, parece-me.


Abraço,

Jorge Rodrigues
Dial P For Popcorn

DiogoF. disse...

Espero belas coisas da realização e más coisas do argumento e do actor Ben Afflec x)

Rui Francisco Pereira disse...

miguel,

Bem-vindo ao blogue e agradeço muito os elogios à crítica ;)

Certeza, certeza, nunca tenho. Para já, é para aqui que estou inclinado (e se reparares, alterei a nota após reflexão), e não notei especial qualidade nem na fotografia, nem na banda-sonora.

Quem sabe com uma segunda visualização, mas nada melhor do que conferires tu o filme ;)


David,

Para além d'O Bom Rebelde, o Affleck nunca fez nada que merecesse o meu aplauso...


Jorge,

Não quero influenciar julgamentos, e tinha de facto expectativas para o filme, e sei também que estou na minoria... mas é o que penso ;)

Eu também aconselho a visualização do filme a todos, até mesmo eu o verei outra vez se tiver oportunidade.


Diogo,

Sinceramente, nenhuma dessas vertentes é realmente bem conseguida...


Abraços ;)

miguelpinto disse...

Já visualizei o filme...

Aceito a tua opinião, e ambos concordamos que não é nenhuma obra-prima... Aliás.. longe disse. É um filme americano com um argumento mais que gasto.. Mas por incrível que pareça, não me desiludiu.
É um filme que entretém, achei que com o argumento era difícil fazer melhor.
Os flashbacks não acrescentam nada, é verdade, mas também são apenas 10 segundos num filme com mais de 2 horas.
As interpretações são mais que competentes, com até um Ben Affleck surpreendente, a conseguir fazer um sotaque á Boston. Destaque principal para a actuação de Jeremy Renner.

Em aspectos técnicos, o filme é muito agradável, e bastante profissional.. Tem umas boas sequências de acção, boa fotografia e banda sonora, e o modo como Affleck filma boston como plano de fundo funciona ás mil maravilhas..

Penso que é um filme completo, com bastantes cenas marcantes e bastante bem feitas, que irei destacar (sem qualquer perigo de spoilers):

- Destaque para a conversa na esplanada entre Rebeca Hall, Jeremy Renner, e Affleck

-Destaque para o genial assalto á carrinha, trajados de freiras, onde há 2 momentos que se destacam: o olhar á criança, e a hesitação ao ver a polícia.

-Destaque também para o assalto inicial, onde combina muito bem mostrar o caus e o assalto em si, com as imagens sem som das câmaras de vigilância.

- E, por último, destaque para os pormenores fulcrais ao longo do filme, como a tatuagem na nuca, os dias de sol de rebecca hall, e a mensagem deixada por affleck ao detective, relacionada com o interrogatório..

4*

Abraço

Miguel Pinto

Rui Francisco Pereira disse...

miguel,

Ficamos com a tua opinião ;)

Abraço

A Bola Indígena disse...

Que pontuação tão má.. wtf..Adoro este filme, um grande heist movie e um dos melhores filmes de 2010.

Rui Francisco Pereira disse...

André,

"Que pontuação tão má.. wtf.."?

É isso, ou respeitares a opinião alheia...

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails