Alien- O Regresso


Sou, como é sabido, um fã acérrimo da saga Alien. Sempre teve um papel muito forte na minha vida, algo que explica a minha aparente aceitação por quase todos os produtos relacionados com este franchising (excepção feita apenas ao odioso "Alien vs Predador 2").
"Alien- O Regresso" não é excepção. Apesar de ser uma sequela completamente escusada, acaba por conquistar um lugar nesta grande saga. Mesmo sendo um filme de altos e baixos.

O argumento, o ponto mais forte de todos os outros filmes, é repleto de falhas neste. A história é mesmo só "para encher chouriços" e a acção é oscilante entre uma adrenalina completamente frenética, e um asfixiante ritmo de caracol (embora nada desagradável).

Do ponto de vista artístico e técnico, "Alien- O Regresso" é dos filmes mais bem conseguidos. E, se isto acontece, é devido à eximia realização de Jean-Pierre Jeunet que é capaz de nos proporcionar belíssimos planos mesmo no meio de tanto gore (este é um dos, senão o capítulo mais violento de toda a saga).

Mas o melhor aspecto de "Alien- O Regresso" é mesmo a sua capacidade de entretenimento.
E porquê? Porque está recheado de autênticos bad-boys, protagonizados por alguns actores muito carismáticos (embora nem sempre talentosos), que nos trazem os melhores momentos da fita.
Neste campo, destaque para o sempre bem Ron Perlman.

De referir também, como não podia deixar de ser, Sigourney Weaver que assume aqui um papel muito menos "à donzela em apuros" (e Ripley já pouco o era nos outros filmes) , tornando-se antes numa espécie de anti-heroína, definição esta que parece ir mesmo ao encontro da personalidade da actriz, que nos oferece tão competente interpretação.
Winona Ryder é mesmo uma "donzela em apuros", e nem o facto de estar constantemente a pragejar anula este efeito.

Não é o melhor filme da saga. É provavelmente o pior. Mas desde quando isto é mau?


"-Hey Ripley. I heard you, like, ran into these things before.
-That's right.
-Wow, man. So, like, what did you do?
-I died."

"-What's in-fucking-side me?!
-There's a monster in your chest. These guys hijacked your ship, and they sold your cryoutube to this... human. And he put an alien inside of you. And in a few hours, it will burst its way through your ribcage, and you're gonna die. Any questions?
-Who are you?
-I'm the monster's mother."

"-I thought you were dead.
-I get that a lot."

2 Eloquentes Intervenções Escritas:

Bruno Cunha disse...

É mesmo o pior por isso não dava as 4 estrelas...

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

Rui Francisco Pereira disse...

Nekas, como eu disse, até pode ser o pior masn isso não quer dizer que seja mau :)

Abraço

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails