O problema reside na produção. Tim Burton, realizador por quem nutro uma especial antipatia, bem tenta tornar "O Planeta dos Macacos" num épico à medida de, segundo dizem, "O Homem que veio do Futuro".
Mas os valores de produção deixam demais, demais a desejar: fotografia, guarda-roupa, efeitos especiais ou figurantes. Não deixam o filme ir mais longe. O que é uma pena.
A excepção é a caracterização. Fantástico trabalho, tão bom que chega a "engolir" alguns dos actores, como é o caso de Helena Bonham Carter.
Não obstante estes defeitos, acabei por gostar bastante deste "O Planeta dos Macacos", que tudo deve à estrondosa interpretação de Tim Roth. Brilhante trabalho do actor, a compor uma vilão inesquecível enquanto obtém uma das melhores interpretações da sua carreira. Igualmente brilhante é o trabalho de caracterização, que torna o personagem realmente intimidador.
O restante elenco é regular. Mark Wahlberg não tem estofo para protagonista e Estella Warren é só uma cara bonita. Os secundários Michael Clarke Duncan e Paul Giamatti, por seu lado, estão bastante bem.
Quanto à história em si, é interessante, embora se acabe por perder (confundir?) com intrigas políticas e muita disfunção espacio-temporal.
O final agradou-me. Dá uma sensação de desconforto e impotência deliciosa.
Acabo por encontrar mais defeitos do que qualidades neste "O Planeta dos Macacos", e concluo que... não consigo justificar a minha classificação...
"Everything in the human culture takes place below the waist."
11 Eloquentes Intervenções Escritas:
Sim, eu também lhe atribuiria as 4 estrelas, embora considere que o que faltou foi mesmo a realização. Penso que a produção pôs ao dispôr de Burton altos valores: fotografia, cenários, guarda-roupa, caracterização (Rick Baker, impressionante e memorável, talvez no maior e melhor de todos os seus trabalhos)... o argumento é bom, quanto a mim, podendo ser melhor, é certo. As potencialidades reduziram-se com a falta de ambição na realização. Não há mestria na arte de filmar e a banda sonora é pavorosa, a lembrar o mais comum dos blockbusters.
As interpretações são magistrais: Tom Roth, Paul Giamatti, Clarke Duncan... concordo absolutamente que Wahlberg não tenha estofo de protagonista e que Carter tenha acabado abafada pela caracterização...
O saldo é um filme acima da média, mas uns furos abaixo das suas reais potencialidades.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Falas dele como mediano e depois não se justifica a pontuação. Mas talvez o cinema seja assim...
Abraço
Cinema as my World
Não é o meu género de filme e seria à partida um que punha de lado. Mas vi-oa há muitos anos e gostei logo. Está impecável!
Roberto,
Por acaso discordo. Acho que Tim Burton até tenta disfarçar as mazelas da produção... é uma pena que esta seja tão modesta.
Burton não filma com especial mestria, é verdade, mas em alguns momentos ainda se nota um cuidado estético evidente (sobretudo nas cenas filmadas naquela floresta).
Estamos em desacordo.
De resto, totalmente de acordo. Identifico-me particularmente com a tua última frase.
Bruno,
Tens razão. Mas olha que não consigo mesmo explicar-me. O Cinema é mesmo assim...
Dora,
Estás a ver? Agora só tens de fazer o mesmo com o Parque Jurássico ;)
Obrigado pelos comentários ;)
Isso é que não!
Também não abona o facto de não gostar do Sam Neil.
Tou curioso de saber o que achas do filme original... muito mais muito melhor que este.
Eu detestei este, aquelas aterragens do Wahlberg são coisas de super-herois.
Dora,
Realmente o Sam Neill é dos poucos defeitos deste filme... Mas tenta ingorá-lo, o Goldblum compensa ;)
Nasp,
Dificilmente verei o original...
O que queres dizer com "as aterragens"? Referes-te à queda da nave?
Obrigado pelos cometários ;)
Ya... se bem me lembro foram duas...pedras da calçada e alcatrão por todo o lado... até parece que estamos a ver o DragonBall ou algum filme do Hulk.
Achei esses promenores pateticos e completamente fora do contexto do filme.
Nasp,
A sério? Por acaso nem reparei muito...
Sinceramente parece-me um aspecto secundário, mas tu lá saberás :D
Curiosamente, acho um dos piores filmes do Burton. E, comparado com o original, é fraquíssimo...
Cumprimentos,
http://cinemaschallenge.blogspot.com/
Andreia,
Já estamos falados sobre o filme e Burton, obrigado pelo comentário ;)
Enviar um comentário
O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.