Atracção Fatal


Foi necessária uma segunda visualização para me aperceber de algumas das qualidades mais escondidas presentes neste muito interessante "Atracção Fatal".

Ensaio realista e pessoal sobre as desventuras de um homem vulgar que se envolve com uma invulgar mulher, "Atracção Fatal" é realizado de forma irrepreensível por Adrien Lyne que, com uma segurança notável se serve de uma banda-sonora arrepiante e sobretudo de uma fulminante montagem de Michael Kahn.
Constroi um punhado de cenas excelentes, justificando assim e sem a menor dúvida, a nomeação (e, quem sabe, a vitória?) para o Oscar de Melhor Realizador.

O argumento é que, sinceramente, me desagradou. Nem é o desenvolvimento da história, que Lyne vai tornando cada vez mais intensa (os últimos 20 minutos são de cortar a respiração), que me incomoda, mas sim a recta inicial do desequilíbrio de Alex, que soa claramente a forçado.

O elenco é uma mais-valia. Michael Douglas está bem melhor do que eu pensava, obtendo uma prestação esforçada. Anne Archer não fica atrás.
No entanto, e num patamar qualitativo totalmente distinto, está uma fabulosa Glenn Close que obtém uma magnífica, memorável e desconcertante interpretação. Criou-se uma das melhores personagens femininas das últimas décadas, e o mérito é todo de Close.

De resto, temos um filme memorável. Dificilmente um grande filme, mas ainda assim uma proposta imperdível.
E, porque não, uma proposta algo... indecente, não?


"Well, what am I supposed to do? You won't answer my calls, you change your number. I mean, I'm not gonna be ignored, Dan!"

8 Eloquentes Intervenções Escritas:

Red Dust disse...

Eu gostei bastante do filme. Além da verdadeira atracção pelo abismo de uma relação proibida, serve como reflexão do nosso mundo, continuando muito actual nestes nossos dias.

Rui Francisco Pereira disse...

eu reforço a ideia de não ser um género de filme que me agrade muito.
vale por Glenn Close.

ArmPauloFerreira disse...

Já nem me lembro bem desse filme mas na altura bateu forte e uns poucos anos depois até servia para ajudar a "bater"... cof cof cof!
Filme bom sim!
Mas para mim o Douglas só "subiu" ao topo com a Sharon Stone (que faz logo esquecer a cabeluda da Glen Close). Foi com ela, a Stone, que "atingiu" o climax A Demi Moore não deu para aquecer para ele (nem nesse da "Proposta Indecente" que subtilmente deixas perceber, ela se safou - o filme é OK mas ficou levezinho sem provocar estragos).
Já que estás numa de Michael Douglas, recomendo o "Black Rain" (diferente destes - policial), se é que ainda não o viste.

Movie Lover disse...

Este filme é muito bom, e mesmo a sequela não é assim tão má.
Comprei o dvd deste filme há pouco tempo, vinha com oferta de um saco de pipocas :)

Abraço.
http://vidadosmeusfilmes.blogspot.com/

ArmPauloFerreira disse...

@ Bruno Duarte: Aviva-me a memória mas não me recordo de nenhuma sequela do "Atracção fatal"...

Do "Basic Instinct" sim. A Stone recebeu uma nota choruda para fazer a sequela, no "Basic Instinct 2" (que acho um filme apenas jeitoso e bom de ver somente - a ela, claro!) Já o primeiro tem tanta "coisa boa" para ver (está lá a entesoasmante Jeanne Tripplehorn da minha série favorita - Big Love - e ela tem até um nome que é mesmo sugestivo para tripla... OK - há aqui meninos...)

Nuno Pereira disse...

tb n conheço nenhuma sequela....

Mas o filme é mt bom, adorei este filme n altura.

Aquela cena na casa de banho com a ponta da faca a bater nos azulejos deixava-me sem pestanejar. Acho que já não se fazem filmes assim....

Movie Lover disse...

My bad ....
burrice minha!
É a porcaria das traduções para português, das capas parecidas e dos meus neurónios.
Estava a pensar no Instinto Fatal.

Então o meu comment já não se aplica :)

Bem me parecia e era para ter comentado que não me lembrava da Glenn Close no Instinto Fatal 1 :)

Abraço.

Rui Francisco Pereira disse...

Arm,

L O L !!!
Grande intervenção xD
Gostei.

De facto, Stone fez esquecer Close, o que era uma tarefa quase impossível, mas Close acaba por permanecer inesquecível, agora à distância.
A Demi Moore é só um mulherão, comprovou-o quer em Proposta Indecente (percebeste a indirecta ;), quer em Revelação.
A crítica (fraquita) ao Chuva Negra está disponível aí na barra lateral :D


Nasp,

Tens toda a razão, já não se fazem filmes assim.

Atracção Fatal é um filme muito intenso e repleto de grandes cenas.
Uma das minhas favoritas é a do confronto violento entre Alex e Dan, após esta ter raptado a míuda, sem qualquer diálogo.
Incrível.


Bruno e Arm,

Está esclarecido, a sequela miserável é a de Instinto Fatal.


Obrigado pelos comentários ;)

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails