Foi necessária uma segunda visualização para me aperceber de algumas das qualidades mais escondidas presentes neste muito interessante "Atracção Fatal".
Ensaio realista e pessoal sobre as desventuras de um homem vulgar que se envolve com uma invulgar mulher, "Atracção Fatal" é realizado de forma irrepreensível por Adrien Lyne que, com uma segurança notável se serve de uma banda-sonora arrepiante e sobretudo de uma fulminante montagem de Michael Kahn.
Constroi um punhado de cenas excelentes, justificando assim e sem a menor dúvida, a nomeação (e, quem sabe, a vitória?) para o Oscar de Melhor Realizador.
O argumento é que, sinceramente, me desagradou. Nem é o desenvolvimento da história, que Lyne vai tornando cada vez mais intensa (os últimos 20 minutos são de cortar a respiração), que me incomoda, mas sim a recta inicial do desequilíbrio de Alex, que soa claramente a forçado.
O elenco é uma mais-valia. Michael Douglas está bem melhor do que eu pensava, obtendo uma prestação esforçada. Anne Archer não fica atrás.
No entanto, e num patamar qualitativo totalmente distinto, está uma fabulosa Glenn Close que obtém uma magnífica, memorável e desconcertante interpretação. Criou-se uma das melhores personagens femininas das últimas décadas, e o mérito é todo de Close.
De resto, temos um filme memorável. Dificilmente um grande filme, mas ainda assim uma proposta imperdível.
E, porque não, uma proposta algo... indecente, não?
"Well, what am I supposed to do? You won't answer my calls, you change your number. I mean, I'm not gonna be ignored, Dan!"
8 Eloquentes Intervenções Escritas:
Eu gostei bastante do filme. Além da verdadeira atracção pelo abismo de uma relação proibida, serve como reflexão do nosso mundo, continuando muito actual nestes nossos dias.
eu reforço a ideia de não ser um género de filme que me agrade muito.
vale por Glenn Close.
Já nem me lembro bem desse filme mas na altura bateu forte e uns poucos anos depois até servia para ajudar a "bater"... cof cof cof!
Filme bom sim!
Mas para mim o Douglas só "subiu" ao topo com a Sharon Stone (que faz logo esquecer a cabeluda da Glen Close). Foi com ela, a Stone, que "atingiu" o climax A Demi Moore não deu para aquecer para ele (nem nesse da "Proposta Indecente" que subtilmente deixas perceber, ela se safou - o filme é OK mas ficou levezinho sem provocar estragos).
Já que estás numa de Michael Douglas, recomendo o "Black Rain" (diferente destes - policial), se é que ainda não o viste.
Este filme é muito bom, e mesmo a sequela não é assim tão má.
Comprei o dvd deste filme há pouco tempo, vinha com oferta de um saco de pipocas :)
Abraço.
http://vidadosmeusfilmes.blogspot.com/
@ Bruno Duarte: Aviva-me a memória mas não me recordo de nenhuma sequela do "Atracção fatal"...
Do "Basic Instinct" sim. A Stone recebeu uma nota choruda para fazer a sequela, no "Basic Instinct 2" (que acho um filme apenas jeitoso e bom de ver somente - a ela, claro!) Já o primeiro tem tanta "coisa boa" para ver (está lá a entesoasmante Jeanne Tripplehorn da minha série favorita - Big Love - e ela tem até um nome que é mesmo sugestivo para tripla... OK - há aqui meninos...)
tb n conheço nenhuma sequela....
Mas o filme é mt bom, adorei este filme n altura.
Aquela cena na casa de banho com a ponta da faca a bater nos azulejos deixava-me sem pestanejar. Acho que já não se fazem filmes assim....
My bad ....
burrice minha!
É a porcaria das traduções para português, das capas parecidas e dos meus neurónios.
Estava a pensar no Instinto Fatal.
Então o meu comment já não se aplica :)
Bem me parecia e era para ter comentado que não me lembrava da Glenn Close no Instinto Fatal 1 :)
Abraço.
Arm,
L O L !!!
Grande intervenção xD
Gostei.
De facto, Stone fez esquecer Close, o que era uma tarefa quase impossível, mas Close acaba por permanecer inesquecível, agora à distância.
A Demi Moore é só um mulherão, comprovou-o quer em Proposta Indecente (percebeste a indirecta ;), quer em Revelação.
A crítica (fraquita) ao Chuva Negra está disponível aí na barra lateral :D
Nasp,
Tens toda a razão, já não se fazem filmes assim.
Atracção Fatal é um filme muito intenso e repleto de grandes cenas.
Uma das minhas favoritas é a do confronto violento entre Alex e Dan, após esta ter raptado a míuda, sem qualquer diálogo.
Incrível.
Bruno e Arm,
Está esclarecido, a sequela miserável é a de Instinto Fatal.
Obrigado pelos comentários ;)
Enviar um comentário
O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.