O Acontecimento

Esta análise faz parte do "Especial M. Night Shyamalan".
Num dia como outro qualquer, todas as pessoas do Nordeste dos Estados Unidos, começam a sofrer os efeitos de algo que as faz suicidarem-se.

Depois de "A Senhora da Água" ter sido arrasado pela crítica e público, M. Night Shyamalan precisava de mostrar que esta obra não passou de um mau momento(segundo dizem) com a sua obra seguinte.
Esta obra seguinte é também, até agora, o seu filme mais recente e, curiosamente, o primeiro filme do realizador que tive o prazer de ver.

Tendo agora já visto algumas obras de Shyamlan, posso com toda a certeza afirmar que o maior problema de "O Acontecimento" é não possuir a magia e o misticismo que possuem "A Vila", "O Sexto Sentido" e até mesmo "O Protegido", durante todo o filme, mas apenas nos primeiros 10 a 15 minutos.
E estão neste primeiro quarto de hora de "O Acontecimento" alguns dos seus melhores momentos, como a queda dos operários, uma cena artisticamente muitíssimo bem conseguida e que representa a pequena fragrância de classe que Shyamalan demonstrou em outras obras, mas que preferiu quase ignorar nesta. Ainda no mesmo campo, destaque para as cenas finais de "O Acontecimento" na casa da idosa Mrs. Jones.
Portanto, tirando algumas cenas iniciais e finais, todo o filme parece demasiado vulgar, até do ponto de vista visual, quando comparado com outras obras de Shyamalan.

O argumento, o ponto forte das obras de Shyamalan, teima em cair no ridículo. Temos uma história interessante e misteriosa, mas que nos oferece uma enorme quantidade de cenas mal trabalhadas e diálogos francamente idiotas, que acabam por danificar e até desaproveitar o história base.

Também o elenco espelha o sentimento de decepção de todo o filme no geral. Shyamalan que(do que eu vi) costuma acertar sempre neste ponto, falha ao recrutar um insosso Mark Whalberg para protagonista. Não, ao contrário do que muitos dizem, não considero a prestação de Whalberg má, embora pudesse ter sido claramente mais trabalhada.
Destaque ainda para um também desperdiçado John Leguizamo.

"O Acontecimento" não é de todo um mau filme, consegue ser interessante e cativante, porém dá uma enorme sensação de insuficiência, como se nenhum dos profissionais ligados ao filme(Shyamlan incluído) se tivesse realmente empenhado no filme...


"To be perfectly honest, this was an act of nature, and we will never fully understand it."

2 Eloquentes Intervenções Escritas:

Tiago Ramos disse...

Concordo com a tua opinião. Tem muitas falhas, especialmente nos desempenhos, mas é um filme bom! Shyamalan tem uma mente bastante fértil. Sendo melhor argumentista que realizador custa-lhe talvez a pôr de pé as suas ideias.

Rui Francisco Pereira disse...

É possível, Tiago.

Quanto a mim, "O Acontecimento" foi um tiro ao lado.

Mas tem qualidade.

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails