O Estranho Caso de Benjamin Button

Relato fictício da vida de Benjamin Button(Pitt), um homem que nasceu velho e vai rejuvenescendo com o passar dos anos.
Por onde começar uma análise a "O Estranho Caso de Benjamin Button"? Pela sua excelência técnica? Pela seu argumento do tamanha de uma vida? Pelo seu majestoso elenco? Por David Fincher e o seu trabalho sobre-humano?Não. Penso que será justo iniciar esta crítica referindo dois pontos fulcrais:
1.º-"O Estranho Caso de Benjamin Button" é o melhor filme do ano 2008
2.º-"O Estranho Caso de Benjamin Button" é infinitamente melhor, em todos os aspectos, do que "Quem Quer ser Bilionário".

Dito isto, sinto-me à vontade para prosseguir. Seria criminoso não começar por falar de David Fincher e do seu astronómico trabalho neste projecto.
A caracterização, os efeitos visuais, a fotografia, a banda-sonora, todos estes aspectos culminam e são parte integrante da realização fenomenal de David Fincher. É realemente impressionante que não exista uma única cena em todo o filme que não seja trabalhada ao pormenor. Enfim, autêntica poesia visual, o trabalho de Fincher.

Uma palavra também para o brilhante argumento, capaz de relatar toda a história de uma vida numas meras duas horas e meia. Convém referir, no entanto, alguns defeitos que este carrega, nomeadamente algumas sequências não tão interessantes e que podem facilmente dispersar a atenção do espectador. Mas nada de muito grave.

Falta então mencionar o elenco.
Brad Pitt presenteia-nos com uma fabulosa interpretação em quase todo o filme, visto que lá mais para o fim da fita volta a deixar transparecer as suas características de "sex-simbol", algo em que foi (muito) bem-sucedido em evitar, durante grande parte da obra.
Cate Blanchett desilude por vezes. Não que tenha uma má interpretação, mas em determinados momentos aparenta estar ausente.
Destaque ainda para Tilda Swinton e Taraji P. Henson.

Concluindo, e apesar de um ou outro aspecto menos conseguido, "O Estranho Caso de Benjamin Button" é um filme fantástico, uma fábula dos tempos modernos e, arrisco-me a dizer, um dos filmes mais excelsos, a nível técnico, desde "A Lista de Schindler".

"My name is Benjamin Button and I was born under unusual circumstances. While everybody else was aging, I was getting younger, all alone."

"-You look so much younger.
-Only on the outside"

"We are define by opportunities, even the ones we miss"

8 Eloquentes Intervenções Escritas:

Jackson disse...

É um excelente filme, mas discordo no que toca a Cate Blanchett, uma das maiores actrizes da actualidade, senão mesmo a melhor. Brad Pitt é que fica o filme todo com a mesma expressão.

Rui Francisco Pereira disse...

A Cate Blanchett é mesmo uma grande actriz, por isso é que as minhas expectativas eram muito altas
final do filme.
Quanto ao Pitt, acho que está excelente até a parte

Unknown disse...

Tendo em conta que o filme apenas estreou no nosso país em 2009 eu contabilizo-o como sendo deste ano e para mim, até ao momento, é "O" filme do ano. Agora não existem dúvidas algumas que é bastante superior a Slumdog Millionaire. Pelos vistos sou mesmo o único a gostar do Pitt em todos os seus momentos, a par de Blanchett pois claro.

Abraço

Rui Francisco Pereira disse...

Sim Fifeco, mas eu prefiro seguir-me pelo IMDB
Daqui a alguns anos, quando quiseres sabe o ano do filme, é a data do IMDB que vais usar, com certeza.

Em relação ao Pitt, eu adorei a sua interpretação quase todo o filme.
Já Blanchett, achei-a realmente algo ausente.

abraço

Unknown disse...

Sem dúvida, mas para elaborar o top dos melhores do ano só
e justo que o faça mediante os filmes estreados no nosso país nesse ano. E O BB estreou em 2009 :p

Abraço

Rui Francisco Pereira disse...

Lol, claramente nao concordo contigo.
Um top dos melhores filmes do ano deve ter os filmes produzidos nesse ano.

Mas, tudo bem, se assim o preferes não existe obviamente problema nenhum :)

abraço

Anónimo disse...

Filme com excelente representação e argumento. Perfeita passagem do conto para o filme.

Parabens pelo blogue

Rui Francisco Pereira disse...

Sim, Anónimo, concordo

e obrigado.

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails