Shutter Island


Não é só Teddy Daniels que está preso, a investigar o que se passa em Shutter Island. Também o espectador, qual mera criança, se deixa envolver pela magnífica obra de Martin Scorsese que é este "Shutter Island", do primeiro ao último minuto.

Envolto pela fotografia pesada emanada pelo filme, envolto pela realização brilhante de Scorsese, que literalmente não nos deixa sossegar um segundo e reserva uma surpresa atrás de cada porta (cela?) e que mantém um ritmo impressionante e um clima de tensão crescente, "Shutter Island" é uma autêntica caixinha, cuja surpresa... nunca é revelada.

E o que dizer do fascinante argumento de Laeta Kalogridis, que vai revelando a sua qualidade aos poucos e poucos, como se de uma flor a brotar se tratasse. E o que parecia ser apenas um mero policial, torna-se numa arrepiante e estonteante viagem aos confins...da natureza do ser humano.

Personagens magníficos que representam momentos-chave do filme, aliam-se a diálogos desconcertantes e a, como não podia deixar de ser, uma estrondosa, inesquecível e até mesmo perturbadora banda-sonora.

E por fim, a cereja no topo do bolo: um elenco de excepção, extremamente seguro e de elevadíssima qualidade. Secundários de grande talento, como Ben Kinglsey ou Mark Ruffalo suportam Leonardo DiCaprio naquela que é a melhor interpretação da carreira do actor. Grandioso trabalho de DiCaprio, a obter uma magnífica, intensa e tocante prestação que ultrapassa mesmo o registo obtido em "Diamante de Sangue" (crítica aqui) e demonstra o quão portentoso pode ser este versátil actor.

"Shutter Island" é, pois, tudo aquilo a que se propôs e um pouco mais. Um enigma brilhante ao qual foi dado um tratamento cinematográfico digno de um mestre.
O resultado? Mais uma aposta ganha de Martin Scorsese e companhia.


"You'll never leave this island."

"Which would be worse, to live as a monster or to die as a good man?"

6 Eloquentes Intervenções Escritas:

Roberto Simões disse...

É, sim senhor, um filme muito bom. E mais uma conquista de Scorsese por estes lados. Gostei bastante do DiCaprio, mas gosto mais das suas interpretações em THE AVIATOR ou em BLOOD DIAMOND.
Grande argumento e direcção artística.

5/5

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD – A Estrada do Cinema «

Bruno Duarte disse...

Gosto imenso do filme mas a seguir a este vi o Inception. Porra, dois filmes com o DiCaprio de puxar a mente...
Pessoalmente eu adorei a frase final. Só cansa um pouco a parte final do filme que parece que estão a despachar e recapitular a narrativa toda. Mas é daqueles filmes para ser visto duas vezes ou mais

Hugo disse...

O elenco está perfeito neste bela obra de Scorsese,

Abraço

Rui Francisco Pereira disse...

Roberto,

Para mim, esta é a melhor interpretação de DiCaprio, a par talvez apenas de Diamante de Sangue.


Bruno,

Observação interessante, os filmes têm alguns pontos em que se tocam, e o protagonista é um deles ;)

O final foi alvo de críticas pela forma como desvenda tudo, mas creio que aquela frase mesmo no fim é ambígua o suficiente para me contentar ;)


Hugo,

Belíssimo elenco, sim.


Kahlil,

De acordo ;)


Abraços

DiogoF. disse...

Sem dúvida um grande filme, com uma fabulosa atmosfera, proporcionada por uma conjugação perfeita entre uma fotografia belíssima e misteriosa e um argumento muito bem escrito. Di Caprio está excelente.

Rui Francisco Pereira disse...

Diogo,

Estamos de acordo então ;)

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails