Donnie Darko


Entre as inúmeras vantagens e prazeres que a visualização de "A Origem" me proporcionou, está presente a constatação de que não é necessária a total compreensão de uma obra para que esta me agrade profundamente.

Assim, está então excluída essa causa como explicação para a minha (só agora confessada) relativamente reduzida afinidade para com este "Donnie Darko".

Estamos perante um filme interessante, com alguns excelentes momentos de Cinema. No entanto, e para além da já referida incompreensão de grande parte da recta final do filme, é sobretudo o desenvolvimento da premissa que, a meu ver, merecia mais efusividade e energia.

"Donnie Darko" é, no cômputo geral, bastante aborrecido. É exactamente isto que acho. Aliás, creio que é esta a razão que me levou a adiar continuamente uma segunda visualização do filme (e, consequentemente, a enganar-me a mim próprio).

Para já, atribuo-lhe esta classificação, na expectativa de que uma segunda visualização me faça mudar de ideias. E também, claro, em honra da grande prestação de Jake Gyllenhaal e do misterioso ambiente criado por Richard Kelly.


"-I made a new friend today.
-Real or imaginary?
-Imaginary."

6 Eloquentes Intervenções Escritas:

Andreia Mandim disse...

isso é muito para um filme aborrecido :P

já vi finalmente o 'Inception' :http://cinemaschallenge.blogspot.com/2010/08/inception-o-poder-de-ser-capaz-de.html

Dora disse...

Devo ser a única cinéfila que não acha piada ao Donnie Darko.

ArmPauloFerreira disse...

Xiça... se o achas aborrecido e nada demais... dás na mesma uma boa classificação fora de sintonia com o que defendes.
Podes dar duas estrelas ou até mesmo 3... que não faz mal, quando bem argumentaste não ter afinidade pelo filme. Eu gosto do filme, muito muito e dava 4 estrelas e meia... mas é por gostar tanto dele e das questões paradoxais que ele lida com mestria e deslumbra-me.

Faço ideia então, quando um dia calhares de ver o "The Box" desse mesmo realizador. Vais detestar o filme também.

Rui Francisco Pereira disse...

Andreia,

Vale pelos momentos. Também não quero ser muito severo.

O que achaste deste Donnie Darko?

Já vi. Belo texto, lá deixarei um comentário :D


Dora,

Make that two! :D


Arm,

Tens razão. Permite-me a seguinte explicação: esperava rever Donnie Darko, mas fui adiando tal tarefa sucessivamente, apercebendo-me cada vez mais do aborrecimento que tinha sentido ao vê-lo pela primeira vez. Passou-se tanto tempo, que acabei por me esquecer de alguns dos bons (excelentes) momentos que o filme tem, em concreto.
Fiquei apenas com a sensação da sua existência, bem como do aborrecimento por que passei.
Não fui específico sobre nenhum momento bom ou mau na crítica, pelo que posso ter transmitido mais a sensação de aborrecimento -que foi, ainda assim, a que imperou.

Mas posso dar-te o exemplo do início do filme, muito bem conseguido.

Obrigado pelas tuas palavras.

Sei que és um fã do filme, vi os teus posts ;)

O The Box está na minha lista há muito tempo. É um filme relativamente prioritário, mas pelo que sei o tema em nada se assemelha ao de Donnie Darko...


Obrigado pelos comentários ;)

Bruno Cunha disse...

Filme aborrecido??!!

Só tenho uma palavra para este filme - Perfeito.


Admite. Já estavas à espera do meu comentário. :p

Abraço
Cinema as my World

Rui Francisco Pereira disse...

Bruno,

Lol, estava sim.

Mas como podes ver, discordo... ligeiramente ;)

Abraço

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails