Desafio: Qual o melhor Batman de Christopher Nolan


"O Cavaleiro das Trevas" tem, para mim, um simbolismo muito especial. Para além de ter constituído a maior excitação e ansiedade que já senti por um filme, foi também uma das principais causas para a criação deste meu Cinemajb.
A crítica ao filme, a primeira do blogue, pode ser encontrada aqui.

No entanto, e totalmente convicto da minha opinião, prefiro claramente "Batman- O Início". Apesar da estrondosa interpretação de Heath Ledger, não consigo deixar de nutrir uma preferência pelo primeiro capítulo, que considero até mais interessante.
A crítica a "Batman- O Início" pode ser consultada aqui.

Fica, ainda assim, a questão que já me suscitou sérias dúvidas por diversas vezes.
Na opinião do leitor, qual é o melhor Batman realizado por Christopher Nolan? Mas com direito a uma justificação, para tornar o desafio mais interessante!

6 Eloquentes Intervenções Escritas:

ArmPauloFerreira disse...

Ora bem, parece-Me uma não questão, da qual não sei dar uma resposta por na verdade em ambos os dois filmes o Batman ser o mesmo e poucas diferenças efectivamente existirem.

Uma questão mais interessante seria colocar a pergunta para todos os Batman que chegaram ao cinema.
De todos o que mais me marcou foi a deixa do 1º filme de Burton quer fascinava logo pelo trailer.
"Who are you, man?!
I'm Batman!"

David Martins disse...

É pá, esta é dificil.... The Dark Knigth é um grande filme, mas o Batman Begins tem mais a ver com a personagem do próprio Batman, as suas origens e motivações. Uma das coisas que me "atrofiou" no Dark Knight foi a maneira com o Batman luta, até nem aprece que treinou com mestres ninja, o Nolan adoptou na sequela uma abordagem tavez demasiado "realista" para o meu gosto, onde se podia substituir o Batman por outro personagem qualquer, mas o segundo é sem dúvida mais emocionante... É complicado escolher...

ArmPauloFerreira disse...

Sendo mais claro á questão, o The Dark Knight é superior ao Begins por ir muito mais longe e por ter antagonistas mais claros e definidos. TDK é também um filme muito inteligente e com uma abordagem que se poderia inserir facilmente nos filmes policiais (se se esquecer que são personagens DC Comics, poderia ser um belo filme policial).

Por sua vez o Begins é um marco importante no género super-heróis porque trouxe um novo nível ao género, sendo que dessa forma o TDK é uma continuação lógica do que Nolan estabeleceu a este universo.
Begins significa também a recuperação da personagem para a glória perdida mas que muito merecia, servido-nos com uma nova lógica hiper-realista, psicológica e motivacional.
É no Begins que se estabelece o ponto de situação quando o incapaz e desapoiado Gordon atira para Batman com a questão da escalada e a preocupação do que ele representará para o mundo do crime devido a toda a sua encenação e teatralidade. Foi o mais brilhante momento que vi num filme de super-heróis e onde a cereja no topo do bolo foi mesmo a introdução da nova crescente ameaça... Joker. O resto já sabemos como nos foi servido...

O meu ponto é que não encaro os dois filmes de Nolan como independentes, pois são tão ligados que se forem visto de seguida parecerá um só.

Rui Francisco Pereira disse...

Arm,

É precisamente por isso que eu a acho tão interessante, pela dificuldade da resposta.

Quanto à questão que colocas, acho-a de resposta bem mais acessível. Tirando estes Batmans de Nolan, nenhuma das adaptações cinematográficas ultrapassa a mediocridade, na minha opinião.


Em relação ao teu segundo comentário, concordo com a descrição que fazes de ambos os filmes.
Mas considero o Begins mais importante precisamente pelos motivos que referes, a revolução de realismo que Nolan iniciou no mundo dos super-heróis.
E, tal como tu e ao contrário de muita gente, adoro o final do filme!


CINE,

Desenrasca-te e escolhe ;)

É uma observação interessante a que fazes, mas acho que no TDK as sequências de luta não assumem especial protagonismo para serem do género wuxia.


Obrigado pelos comentários!

Bruno Cunha disse...

Eu tendo a escolher the Dark Knight, penso que é muito mais fiel à BD, com o seu arqui-inimigo e com um ambiente muito mais superior...
Batman Begins também reúne as minhas preferências porque é um filme extremamente bem realizado mas deve ser por causa de Heath Ledger que escolho O Cavaleiro das Trevas...

Mas nota-se o protagonismo de Begins de Batman e este não se apresenta em O Cavaleiro das Trevas!

Abraço
Cinema as my World

Rui Francisco Pereira disse...

Nekas,

Sim, com certeza, Ledger é motivo mais do que suficiente para escolher o Dark Knight.
Tanto é que rouba o protagonismo a Bale e a todo o elenco.

Abraço

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails