Guilty Pleasures: Os Jardins Proibidos de um Cinéfilo


Por vezes, é necessário ver o Cinema de um prisma mais objectivo, observá-lo com outros olhos. Seguindo esta óptica, vejamos então os cinco maiores guilty pleasures do Daniel Silva, autor do blogue O Observador.


1 - O Regresso da Múmia


Depois do filme The Mummy ter sido um dos melhores filmes de entretenimento, na minha opinião, de 1999, chega-nos uma sequela esperada. Apesar de não viver ao nível do primeiro filme e se ter perdido em sequências de acção demasiado over the top, humor fácil e CGI desapontante, as personagens que me fizeram adorar o primeiro estão todas de volta. Brendan Frazer, Rachel Weisz, John Hannah e Arnold Vosloo dão aquela sensação de conforto ao espectador, de saber que está a ser entretido por quem antes (no primeiro filme) já o tina feito tão bem. Além disso, a história consegue ser original e digna de ser contada q.b.


2 - Doce Novembro


Já perdi as contas às vezes que vi e revi este filme. É no fundo uma história de amor pouco comum, que cresce e surge de onde menos esperamos. Apesar de a dada altura já sabermos o que no fundo vai acontecer, é a forma como esta história é contada e interpretada (Keanu Reeves e Charlize Theron estão sublimes) que nos consegue abalar e deixar enternecidos. Mais uma vez fica comprovado que são as relações que nos definem, que é o amor que sentimos por outra pessoa que nos completa e pro incrível que pareça é o que mais descuramos no dia-a-dia.


3 - Transformers


Pura diversão sonora e visual. Devo dizer que ver Robots gigantes, que se transformam em altos bólides e que andam literalmente, a desfazerem-se uns aos outros é mais que suficiente para me conquistar. Mas há mais neste filme, que apesar das suas múltiplas falhas, consegue ser um entretenimento bastante sólido. Shia LaBeouf e Megan Fox cada um dentro dos limites dos seus papéis. cumprem a sua função, mas o destaque na minha opinião vai para as tropas americanas. Fica mais uma vez comprovado, que Michael Bay tem uma excelente relação com o U.S. Army e na minha opinião, Megatron bem podia dar uma calcadela no Sam e a Mikaela e deixar os robots interagirem apenas com os soldados. Pena que a sequela tenha sido bastante inferior...


4 - Reino de Fogo


Que extraordinária mitologia! E que desperdício tão grande. Basicamente, os Dragões surgiram na Terra e exerceram dominância sobre o Homem, erguendo um Reino de fogo. Este filme tinha tudo para iniciar, porventura, uma grande franquia, mas a realidade é que o filme perde-se nos seus próprios desequilíbrios, num acto final despontante e na forma como toda a linha narrativa foi conduzida. No entanto, em termos visuais estamos perante uma excelente obra e pela primeira vez (e até última) de que me lembre, vemos Matthew McConaughey num papel diferente de tudo o que lhe é habitual. Rude, desequilibrado em termos mentais, viril e como tal cativante.


5 - Constantine


Outra mitologia extraordinária. Numa espécie de cruzamento entre o 'The Matrix' com o Exorcista. Assente numa premissa intrigante e original comparando com tudo até à altura visto, o que cativa o espectador a querer saber mais Keanu Reeves consegue arrancar um bom desempenho como protagonista. Simplesmente, tem que ser apático, sereno, exprimir poucas ou nenhumas emoções e andar sempre com um ar enigmático, como se soubesse algo mais de que nós todos e nunca o partilhasse. Não se enganem, no papel deste anti-herói ele foi a escolha mais que perfeita e move-se à vontade e com um brilho próprio já habitual. Um filme com toques noir, razoáveis/boas interpretações, original dentro do género, bons toques de comédia e bons valores de produção.

5 Eloquentes Intervenções Escritas:

Daniel S. Silva disse...

Olha aqui estão as minhas escolhas :)

Muito obrigado pelo convite, mais uma vez.

Este foi um desafio mesmo muito interessante, uma vez que para escolher os 5 filmes deste top, tive que "vasculhar" a minha memória de forma árdua e nesse processo, lembrei-me de muitos filmes que já nem fazia ideia de que tinha visto. :)

Devo dizer que deste meu top, o Reino de Fogo é aquele que mais me entristece por não ter ido mais além. Tinha mesmo muito potencial e um bom elenco...

Abraço

ArmPauloFerreira disse...

Tudo filmes de primeira e do meu total agrado. Excepto o da Mumia 2 (que não é nada mau até) todos eles são filmes que veria em qualquer altura.
O do keanu é um dos que muito adoro e o dos dragões é um bom filme.

David Martins disse...

Daniel, belas escolhas! Estão todos na minha lista alargada de "Guilty Pleasures", excepto Sweet November. Destes 5 o meu favorito é Transformers, pelo espectáculo sensorial que oferece. Fiquei muito desiludido com a involução da Múmia 2, mas ainda é divertido de ver.

JB disse...

Gostei do regresso da mumia! Transformers é mauzinho! Os outros nao vi!

Rui Francisco Pereira disse...

Daniel,

Pois é, cá estão! :P
Obrigado eu por teres aceite ;)

Obrigado pelas palavras, é sempre interessante e desafiador encontrar OS 5 guilty pleasures.

O Reino de Fogo não vi, mas tenho curiosidade pelo papel do McCounaghey, que odeio :P´


Arm,

Dos que vi, não lhes chamaria "filmes de primeira".
Parecem verdadeiros guilty pleasures ;)


CINE,

O Doce Novembro é muito frequente, apesar de não me despertar curiosidade alguma.
Já o Transformers não acho nada de especial. Aquilo lá para o final fica súper aborrecido com aquelas lutas todas...


João,

Transformers é mauzinho sim, aí estamos de acordo :)


Abraços e obrigado pelos comentários!

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails