O Cavaleiro das Trevas

O crime em Gotham City parece estar controlado, maioritariamente devido à aliança entre dois tipos de heróis: O cavaleiro mascarado "Batman"(Christian Bale) e o promotor público Harvey Dent(Aaron Eckhart). A aliança parece dar frutos, até Gotham ser de novo mergulhada no caos e no terror, desta vez pela mão de um psicopata que se auto-intitula "Joker"(Heath Ledger).

O que falar,o que dizer,por onde começar naquele que foi,pelo menos para mim,o mais aguardado filme do verão?
Talvez pelo factor que desperta mais curiosidade entre as massas:A interpretação do,infelizmente falecido,Heath Ledger.

As "suspeitas" confirmam-se. Ledger tem uma interpretação verdadeiramente fabulosa, fenomenal em todos os aspectos mas,infelizmente, demasiado secundária. Este é,aliás,provavelmente o único real defeito do filme:Com um elenco com tanta qualidade,não existem protagonistas, apenas secundários, uns mais,outros menos.
O realizador Christopher Nolan optou pela arriscada tarefa de incorporar mais do que um
vilão no filme.

Se é "Joker" quem tem o protagonismo entre os mesmos, é "Duas Caras",interpretado por Aaron Eckhart, quem se encarrega de comandar o surpreendente "twist" final. Acabo este parágrafo, referindo a boa realização de Nolan, quer em cenas de grande velocidade mas é principalmente no factor "suspense" que este é bem sucedido.

Quanto ao elenco e apesar do filme ser do "Batman" de Christian Bale que é desde já, na minha opinião,o melhor de todos os "Batman's",embora não atingindo aqui o brilho que tinha em "Batman-O Início",é obviamente Ledger quem domina o filme.
Em relação ao resto do elenco, temos os galardoados pela academia Michael Caine e Morgan Freeman, iguais a si mesmos e a oferecerem-nos as boas interpretações do "costume".
Os "novos" Aaron Eckhart e Maggie Gyllenhaal oferecem-nos interpretações igualmente boas. Bastante surpreendente foi Gary Oldman, que esteve à altura da carga dramática que o realizador depositou no "Comissário Gordon" e que nos oferece a melhor interpretação do filme, a seguir a Ledger.

Para concluir este é um filme bom,no geral, com um excelente elenco e algumas interpretações mesmo muito boas.Vale também pelos efeitos especiais e pela realização.



O Melhor-Heath Ledger

O Pior- O facto de não existir um real protagonista

2 Eloquentes Intervenções Escritas:

ArmPauloFerreira disse...

Este é um dos melhores filmes do mundo de super-heróis que já vi no sentido em que ele caminha para o hiper-realismo. Muito poderia dizer sobre o filme, e até apontar uma ou outra observação à review que faz (nomeadamente: pelos efeitos especiais? Não comparemos este TDK com o Spiderman nesse aspecto OK e também o facto de lhe parecerem todos actores secundários -passa-se é bem o contrário pois existem é anormalmente 4 personagens principais: Wayne/Batman, Gordon, Joker e Harvey -é um filme que não é apenas o Batman o foco mas aquele que justifica tudo isto).
Este filme se lhe for retirado a componente "comics" o que ficam é um grande e magestoso filme policial/crime. Carregado de surpresas umas atrás das outras, como se o filme se desenvolvesse em múltiplas fases. O Joker de Ledger é capitalizador das maiores atenções é certo mas não se fiquem só por isso pois o filme é bem mais do que isso.
Este é um dos meus filmes favoritos, a sequela perfeita do Begins (que já era muito bom). Já falei muito sobre este filme e se o entenderes podes dar uma apreciadela ao artigo:

Batman "The Dark Knight", a review -parte 2

Rui Francisco Pereira disse...

Arm,

Como certamente não saberás, esta foi a primeira crítica que fiz aqui no blog. Por isso mesmo, são notórias algumas falhas derivadas da inexperiência que caracteriza a crítica, nomeadamente a questão dos efeitos especiais que, pouco ou nada, contribuem para o filme, tal como muito bem disseste.

Já o elenco é, todo ele, demasiado secundário. Morgan Freeman, por exemplo, merecia muito mais protagonismo. Bale não se impõe perante o talento de Ledger (apesar da boa interpretação que tem). É o custo de ter um grande elenco.

Mas é de facto, uma das melhores propostas do género e um dos melhores filmes do ano passado.

No entanto, continuo a preferi Batman Begins.

Obrigado pelo comentário!

P.S.- Dei uma olhada no teu fantástico artigo, e lembrei me que já o tinha visto há uns anos :D

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails