Doom- Sobrevivência



Numa estação espacial no planeta Marte algo corre mal. Os cientistas morrem. É chamado um grupo de marines para ver o que se passa. Marines descobrem que o que eles pensavam que se passava não é na verdade o que se passa mesmo. Pelo meio? Tiros, monstros, zombies e etc. Mas tudo apenas para maiores de 12 anos!

Terror espacial sempre foi um conceito que me agradou muito, quer no campo no cinema, quer no campo dos videojogos.Desde o tempo em que jogava Alien Trilogy (na altura ainda era uma trilogia) na Sega Saturn, até aos dias de hoje em que consumo Dead Space na PS3.Adoro a saga Alien bem como o primeiro "Predador". E apesar de claramente inferiores, acabo por não detestar outros títulos mais fracos como "Alien vs Predador 2".
Ora "Doom- Sobrevivência" vem inserir-se claramente neste meio. Trata-se da adaptação cinematográica do jogo Doom, a primeira experiência de First Person Shooter no mundo dos videojogos (curiosamente a estrear também na Sega Saturn).

No entanto, "Doom- Sobrevivência" é um filmezito sofrível e muito pouco profissional, que apenas poderá entreter com o cérebro bem desligado. O conceito de terror espacial passa a tiroteio espacial (devido à classificação para M/12, não há gore, violência ou suspense), os efeitos especiais são rascas, a realização é péssima e o elenco é pobre, inexperiente e em piloto automático.
E tudo isto banhado numa overdose de clichés que chega a ser ridícula (como exemplo temos o grupo de marines, onde há espaço para todos os estereótipos, desde O Tarado, passando pelo Fanático Religioso até ao Novato).

Salva-se The Rock que apesar de ter mais carisma do que talento arranca alguns bons momentos, e a cena FPS que impressiona mais pela inovação do que pela qualidade.

E um parágrafo ainda para a colossal banda-sonora de Clint Mansell, que sustenta muitas cenas-chave do filme, triunfando pela diferença e beleza. O final, por exemplo, é muitíssimo bem conseguido graças a este aspecto fulcral

Se encarado como entretenimento, "Doom- Sobrevivência" está dentro dos limites do aceitável. Fora isso, esqueçam.


"Semper fi, motherfucker."

4 Eloquentes Intervenções Escritas:

Bruno Cunha disse...

Filme que não faz justiça ao jogo...

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

Rui Francisco Pereira disse...

Isso não sei Bruno, mas lá que é muito fraco, é.

Abraço

Anónimo disse...

Alien vs Predador 2 é bem inferior a este filme...não tem história por onde se pegue...e os actores, bem...são tão maus que me questiono quem terá feito o casting...

Rui Francisco Pereira disse...

Anónimo,

True, true...

Enviar um comentário

O autor deste blogue apresenta os seus agradecimentos pelo comentário e relembra que este beneficiará sempre de uma resposta, já que cada comentário é tido como imprescincível e nunca subvalorizado.

Related Posts with Thumbnails